quarta-feira, 18 de julho de 2018

Peças chaves para montar um ateliê

em quarta-feira, 18 de julho de 2018

Comente aqui
Hoje vamos falar sobre nosso cantinho de trabalho. 
O primeiro passo para ter um ateliê  é ter um espaço. Há quem diga que deve ser um cômodo separado só para isso. Esse claro, é o ideal, mas se você não tem tanto espaço assim e não usa por exemplo um cantinho da sua casa, não se acanhe, seja organizada, se inspire com o que vou mostrar e bora arregaçar as mangas!!
Itens abaixo para montar uma estação de trabalho criativo:

- Mesa e cadeira  
Não importa qual arte você faça, todas utilizarão, opte por uma cadeira confortável, se for mais durinha você pode ajudar com almofadas no assento e nas costas.

A cadeira aqui segue com uma almofadinha
 porque o encosto não vai até embaixo
 e assim apoia as costas
As cadeiras com rodinha são as
minhas preferidas, acho super
 práticas elas te levam deslizando
 para pegar alguns objetos.
A  almofada dessa já é presa com
fitas dando um charme  mais.
Essa tem almofada no assento para conforto.
Não sou fã de banquetas ou bancos sem encosto, acho que tendem a não ajudar as artesãs a se sentarem eretas e uma boa postura nos cansa menos no final do dia.

As mesas podem ser reaproveitadas adaptadas ou planejadas. 


Com capricho algo simples pode ficar 
muito elegante!  


Um belo antes e depois!

Aqui um pé de máquina antiga e
um vidro fazem
 uma mesa

Muitas lojas de escritório ou como
Etna e Tok Stok vendem
peças de escritório em módulos e assim
 aos pouquinhos você pode ir comprando e
aumentando seu espaço!



-  Computador, laptop ou até mesmo um celular,
Com esse equipamento  você tirará fotos do seu produto e postará nas suas redes sociais e lojas, assim você poderá fazer as pessoas verem e se interessarem pelo que produz, caso você seja uma arteira caseira daquela que não vende nada, ainda assim esse equipamento serve de fonte de pesquisa de moldes ou ideias como essa que você esta aqui agora lendo.

- Espaço para armazenamento
Sim nós amamos comprar de botões a tecidos em metros, e nesse quesito cada móvel pode ser aproveitado. Está velhinho? Não tem problema é só encapar, lixar, pintar e dar um jeitinho, cada móvelzinho bem decorado pode gerar muito espaço e cantinhos para organizar bem suas cosias, vale cômodas de quarto antigas,  criados mudos, armários de cozinha com pezinhos, antigos buffets de sala de jantar, não seja criteriosa, seja caprichosa artesã que você verá que seu talento vai brilhar.


Essa cômoda antiga perdeu as
 gavetas e
 ganhou cestos de plásticos
.
Essa daqui perdeu as gavetas também e ganhou
vários potes plásticos, que ajudam
muito a guardar aviamentos.
Aqui caixas estão fazendo uma montagem de estante.


Esse é um móvel de cozinha sendo muito
 bem reaproveitado.
Aqui um criado mudo antigo foi repintado e reutilizado.


-Instrumentos para sua arte
Essa parte é simples amamos ter tudo que nos auxilia, mas claro isso custa dinheiro.
Não pode? Não dá?
Sem desespero, nesse mundo de internet sempre tem alguém que aqui como eu dá dicas bem bacanas de como improvisar. Aos poucos reserve uma parte de suas vendas para compras de ferramentas e utensílios, priorize os que usa mais e os que agilizam mais sua produção.

- Material
O material virá, pode esperar, quando comecei investi apenas 300 reais e montei algumas peças e abri um pequeno blog, esses 300 reais  viraram muitos mais, então pense no que quer fazer, compre com o melhor preço, monte suas próprias peças e ofereça nas suas redes sociais e lojas, a cada pedido que você vender compre o material para atender a cliente e reserve um pouquinho para investir em materiais que você poderá usar para criar novidades, com o tempo verá que você terá muitas coisas. 

- Iluminação
Luz é fundamental. Invista em luzes fortes que clareiem bem o ambiente no teto e pode sim abusar do uso de luminárias de mesa e de pé, essas luminárias de mesa auxiliam sobretudo quando você for tirar fotos dos seus produtos por exemplo.

Boa sorte e seja criativa!

0 comentários :

Postar um comentário

TOPO